Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Natal brindou Cadaval com várias atividades alusivas (c/vídeo)

Natal brindou Cadaval com várias atividades alusivas (c/vídeo)

O Cadaval recebeu a festividade natalícia, dando lugar de destaque à animação de rua. O Pai Natal, entre outras figuras do imaginário coletivo, voltaram, assim, a trazer alegria e magia ao centro da vila. Entre as diversas atividades dinamizadas, a Câmara Municipal não esqueceu a já habitual vertente solidária.

O Natal chegou oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acendeu a árvore de natal na zona central da vila, bem como as luzes nas principais ruas, com sonorização musical das mesmas.

 

 
Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltou, nesta quadra, a iluminar a torre de comunicações do quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC ergueu-se, uma vez mais, a cerca de 50 metros do solo.

 

 
Quanto à animação da época natalícia, ela arrancou com uma ação promocional, dias 2 e 9 de dezembro, baseada num circuito de personagens natalícias pelo comércio local. A mesma voltou, a exemplo do passado ano, a suscitar interação com os cidadãos, dando-lhes possibilidade de fotografia com as “mascotes” presentes.

 

Nesta quadra, esteve patente, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), a exposição coletiva “Presépios de Natal”, que reuniu mais de meia centena de presépios artesanais, elaborados por diversos autores, a saber: Anabela Rodrigues (Cadaval), Leonor Alípio (Rocha Forte), Manuel Carloto (Cadaval), Maria Alice Figueiredo (Vilar), Mário Albino (Martim Joanes), Margarida Silva (Adão Lobo) e ainda Luís Azóia, provindo do concelho do Bombarral.

 

Natal “invadiu” centro da vila

 

 
Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), a animação natalícia “invadiu” o centro da vila, com diversas atividades pensadas para a pequenada e respetivas famílias. Não faltou a tão ansiada presença do Pai Natal, que este ano “chegou” à Praça da República à boleia de um veículo de combate a incêndios dos bombeiros do Cadaval. O velho das barbas cumprimentou os presentes e rapidamente se dirigiu para o seu trono, onde fez a tão aguardada entrega de presentes às crianças comparecentes, no total de 370 prendas oferecidas.

 

Para além do Pai Natal, outras personagens natalícias animaram o núcleo central da vila, onde não faltaram as pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis. A praça recebeu ainda, no domingo, o divertido espetáculo familiar “Palhaço que queria ser mágico”.

 

A criançada pôde também contar, naquele local, com um ateliê de Natal, dinamizado pela biblioteca e museu municipais.

 

 
No sábado, a par da animação natalícia, realizaram-se também, na praça, o Mercado EcoRural do Oeste/Cadaval e a Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo.

 

Na tarde do dia seguinte, o cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), acolheu duas sessões do espetáculo musical “Vila Compasso”, que foi de acesso gratuito ao público, tendo reunido um total de 250 presenças na plateia, maioritariamente crianças e seus familiares.

 

A Praça da República recebeu ainda, nesta ocasião, mais uma edição da Exposição de Esculturas de Natal, patente até 6 de janeiro. Os cerca de 15 trabalhos, elaborados sobretudo com materiais reutilizados, são da autoria de estabelecimentos de ensino e instituições sociais do concelho.

 

A nível das instituições sociais, a iniciativa envolveu a Associação Solidariedade Montejunto, Campus Social do Olival (Murteira), Cáritas Paroquial do Vilar, Centro de Dia da Dagorda “Asavida”, Centro Social e Paroquial de Alguber, Centro Social e Paroquial de Lamas e Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Participaram, também, o pré-escolar e 1.º ciclo de Alguber, Cadaval, Chão de Sapo, Dagorda, Murteira, Painho, Vilar, Sobrena (neste caso, só 1.º ciclo) e ainda o Jardim de Infância do Peral e o Jardim/Creche “As Pintinhas” (S.C. Misericórdia do Cadaval).

 

Das ofertas didáticas aos cabazes de Natal

 

Em paralelo, a Câmara Municipal voltou, em meados de dezembro, a percorrer as escolas do concelho, para oferta de uma prenda didática por cada sala de alunos de pré-escolar e 1.º ciclo. Nessa ocasião, a autarquia deixou, também, convites à pequenada para visitarem o Pai Natal no centro da vila.

 

 
Também as famílias socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho voltaram a receber os tradicionais cabazes de Natal, com diversos produtos alimentares de primeira necessidade, sem esquecer o bacalhau e o bolo-rei, próprios da quadra. No total, a Câmara distribuiu 61 cabazes pelas referidas famílias do concelho, abrangendo um total de 175 pessoas. A autarquia aproveita para agradecer publicamente ao Intermarché e Minipreço (ambos do Cadaval), pela cedência dos bens entregues.

 

A alegrar a época natalícia, a Câmara Municipal organizou ainda dois passeios, um para munícipes seniores, outro para crianças do concelho.

 

O passeio sénior teve lugar no dia 16 e consistiu numa ida ao espetáculo “A volta ao mundo em 80 minutos”, no Casino do Estoril, musical de Filipe La Féria, protagonizado por João Baião. Participaram 80 munícipes com mais de 55 anos, tendo a edilidade proporcionado transporte coletivo para o efeito.

 

O passeio infantil aconteceu no dia 19, envolvendo 90 crianças, dos cinco aos 12 anos, numa visita ao Planetário, Museu da Marinha e Aquário Vasco da Gama, em Lisboa. Por ser Natal, a jornada incluiu, ainda, distribuição de sacos com ofertas variadas.

 

Natal animou férias escolares

 

Os Ateliês de Natal da biblioteca e museu municipais decorreram, como de costume, durante as férias letivas e proporcionaram, a um total de 61 inscritos, diversas atividades, tais como Hora do Conto, jogos de natal, ateliês de expressão plástica e tardes de cinema. As atividades foram destinadas a dois grupos etários, dos seis aos 11 e dos 12 aos 15 anos.

 

Ainda sobre as férias natalícias, o programa “Férias na Escola” voltou a proporcionar atividades desportivas, culturais e de lazer para as crianças dos jardins públicos e de 1.º ciclo do concelho.
 

 

A Cruz Vermelha do Cadaval voltou a juntar-se à festividade natalícia, tendo organizado dias 15, 16 e 17, no pavilhão municipal, a 2ª edição da iniciativa “Cadaval Street Food & Mercado de Natal”. O Mercado de Natal trouxe artesanato e artigos vários, enquanto o “Streetfood” propôs “um jantar diferente”, a par de animação diversa onde não faltaram as atuações musicais.

 

O Município do Cadaval aproveita para reformular, a todos os munícipes e visitantes, os votos de Boas Festas e de um Próspero Ano de 2018!


Facebook da CMC disponibiliza reportagens fotográficas da animação de Natal promovida pela edilidade.

 

Videorreportagem da CMC sobre o Natal no Cadaval aqui

 

Fonte: S.Com | CMC

 

28 Dezembro 2017