Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Animação de Natal chega dia 1 ao Cadaval

Animação de Natal chega dia 1 ao Cadaval

O Município do Cadaval volta a promover a habitual animação de Natal, tendo como núcleo das atividades a Praça da República, no centro da vila. No início de dezembro, acendem-se as luzes na sede de concelho marcando a abertura oficial da quadra natalícia. Também a associação de bombeiros voltará a iluminar a respetiva torre, transformando-a numa das mais altas árvores de Natal do país.

Com a entrada do mês de dezembro, acende-se a árvore de Natal na zona central do Cadaval, bem como as luzes nas principais artérias da vila cadavalense, com sonorização musical das mesmas. De assinalar, este ano, um significativo aumento das ruas iluminadas na sede de concelho.

 

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltará, nesta quadra, a iluminar a torre de comunicações do respetivo quartel, em toda a sua extensão de 35 metros. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore de Natal da AHBVC erguer-se-á, uma vez mais, a cerca de 50 metros do solo. Será, por isso, uma das mais altas (senão a mais alta) da região Oeste, e com certeza uma das maiores do país.

 

Quanto à animação da época natalícia, de 1 a 11 de dezembro (exceto dia 8), a Praça da República recebe o Mercado de Natal, numa organização da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP Cadaval) com a colaboração do Município do Cadaval. A iniciativa contará com venda de uma diversidade de produtos artesanais, com possibilidade de reverterem a favor de instituições locais.

 

O Mercado de Natal funcionará aos sábados, das 10h00 às 20h00, e aos domingos, das 14h30 às 18h00. Ao feriado e dias de semana, ele ocorrerá das 14h30 às 20h00. Neste âmbito, a CVP Cadaval dinamizará ainda um bar com iguarias quentes e próprias da época. Propõe ainda uma “Red Christmas Party” no dia 10, pela instrutora Ângela Ribeiro, bem como a atuação da Banda Filarmónica do Cadaval (data a confirmar), entre outros motivos de animação, como sejam a presença de animais exóticos e do Pai Natal.

 

Dias 3 e 10 de dezembro, a vila acolherá um circuito promocional pelo comércio local, a ser feito por diversas personagens alusivas à quadra festiva. As ações acontecerão das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30 dos referidos sábados.

 

Nos dias 17 e 18 do mesmo mês, a animação natalícia, no centro da vila, incluirá abertura da Casa do Pai Natal, pelas 10h30, com entrega de presentes e possibilidade de fotos com o “homem das barbas brancas”. A essa hora dar-se-á, no mesmo local, a abertura dos ateliês de Natal da biblioteca e museu municipais. Ali será dinamizado um ateliê de elaboração de postais para o Pai Natal e uma Hora do Conto. Haverá ainda um mural para as crianças deixarem uma mensagem natalícia.

 

No dia 17, a Praça da República receberá, igualmente, modelagem de balões e pinturas faciais, encerrando a jornada, pelas 17h00, com atuação do Duende Malabarista de Fogo.

 

Nesse mesmo sábado, a animar o centro da vila, realizar-se-á também o Mercado EcoRural do Oeste/Cadaval, das 7h30 às 14h00, e a Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo, por seu turno das 9h00 às 17h00.

 

No domingo (dia 18), a partir das 10h30, para além da Casa do Pai Natal e dos ateliês de animação, a pequenada poderá ainda divertir-se num insuflável a ser colocado no centro da vila. Neste dia, a Casa do Pai Natal encerrará pelas 13h00.

 

Também domingo, pelas 15h30, no auditório dos Bombeiros Voluntários, o Município do Cadaval propõe, às famílias do concelho, o Concerto de Natal pelo Ensemble Vox Angelis (entradas livres e limitadas aos lugares existentes). Trata-se de um espetáculo de música clássica com repertório natalício que contará com a participação de dois cantores eruditos, acompanhados por dois violinistas, um violoncelista e um cravista.

 

 

Ateliês de Natal na biblioteca e no museu

 

 

No âmbito das iniciativas natalícias, a biblioteca e o museu municipais irão promover, de 19 a 29 de dezembro (e em dias específicos), nas suas instalações, diversas atividades de animação gratuitas, para crianças dos cinco aos 12 anos.

 

Dia 19 de dezembro, realiza-se o ateliê “Presépios”, enquanto, para dia 20, a organização propõe “Decorações de Natal”, sempre pelas 14h30. Dias 21, 23, 27 e 29, pelas 14h30, decorrerão “Tardes de Cinema”, contando, respetivamente, com as seguintes sessões: “O estranho mundo de Jack”, “Arthur Christmas”, “O Expresso Polar” e “Avatar”.

 

Dia 22, por seu turno, também pelas 14h30, o edifício da biblioteca e museu acolhe uma Hora do Conto de Natal sobre o tema “A prenda de Natal de Henrique Semprespera”, de John Burningham.

 

Por fim, dia 28 de dezembro, à mesma hora, propõe-se à pequenada a atividade “Caça ao Tesouro de Pragança”. A partir de uma introdução histórica acerca do tesouro do Castro de Pragança, serão lançados vários desafios à pequenada, tais como jogos, charadas, anedotas ou palavras cruzadas, que, ao serem ultrapassados, darão pistas para encontrar um tesouro escondido algures no museu.

 

As inscrições nos mencionados ateliês são gratuitas e limitadas, estando abertas até dia 14 de dezembro, no edifício da biblioteca e museu, pelo email biblioteca@cm-cadaval.pt ou ainda pelo telefone 262 690 160.

 

O Município do Cadaval aproveita para desejar, desde já, a todos os munícipes e visitantes, um Santo e Feliz Natal bem como um Próspero Ano Novo.

 

Participe na animação de Natal. Boas Festas!



Aceder a programa/cartaz (tamanho maior)

 
Fonte: S.Com | CMC

 

29 Novembro 2016