Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Montejunto integra rota dos grandes eventos mundiais de Geocaching

Montejunto integra rota dos grandes eventos mundiais de Geocaching

O Camping Party Montejunto’16 alcançou recentemente o título “Mega”, ao atingir os 500 inscritos numa das vertentes-chave do evento – o “geocaching”, jogo de ar livre por intermédio de GPS, prevendo-se que alcance o milhar de participantes. A iniciativa, aberta gratuitamente ao público, incluirá ainda, de 1 a 3 de julho, atividades como campismo, caminhadas e outras de contacto com a natureza. Participe!

Sendo menos de 30 os eventos “Mega” a figurarem no mapa europeu do geocaching, o Camping Party Montejunto (Cadaval) é atualmente um dos quatro eventos da Península Ibérica a ocupar aquela categoria.


Para Pedro Carvalho, praticante de geocaching (“geocacher”) e organizador do Camping Party Montejunto, a obtenção do título Mega, a 19 de março, representa a confirmação da qualidade do trabalho desenvolvido desde a primeira edição da iniciativa, em 2014, e o «reconhecimento da comunidade de geocaching».


Para além da ajuda «sempre presente» dos elementos do “3cês – Cadaval Clube”, a entidade conta também, este ano, com a intervenção de um grupo de «grandes amigos geocachers aqui do Oeste», revela o presidente da associação.


São esperados cerca de meio milhar de geocachers, «o que quer dizer que, com familiares, contamos com cerca de mil pessoas, ao longo dos três dias», provindos de todo o país, de norte a sul e arquipélagos. Se assim for, o evento duplicará os cerca de 550 aderentes da passada edição.


Com a passagem a Mega, o Camping Party Montejunto passou a ser divulgado nos fóruns internacionais, por isso a organização espera receber geocachers oriundos de outros países.


Para quem desconhece este jogo, o geocaching é um passatempo de ar livre, espécie de caça ao tesouro, em que o praticante utiliza um recetor de navegação por satélite (GPS) para encontrar uma “geocache” ou simplesmente “cache”. A cache não é mais que uma caixa, ou recipiente, escondida estrategicamente pelo “owner” (proprietário), a qual, além do livro de registos, poderá conter objetos variados.


Estimando-se existirem no Cadaval meia centena de praticantes, uns mais ativos do que outros, verifica-se, revela o promotor, um acréscimo de pessoas a aderir ao passatempo.


Quanto às entidades a colaborarem com o “3cês” na concretização da iniciativa, o presidente do clube destaca, em primeiro lugar, a intervenção da Câmara Municipal do Cadaval, por ter «acreditado desde a primeira hora», bem como das Juntas de Freguesia de Lamas/Cercal e do Vilar. «Esta última irá receber-nos com um almoço, mais uma vez no Vilar, no dia 2 de julho», acrescenta. Para além destas, são diversos os parceiros locais que anualmente apoiam o evento.


O Camping Party Montejunto é aberto ao público em geral, seja ou não praticante de geocaching, envolvendo diversas atividades, algumas das quais a decorrer em paralelo – concursos, caminhadas, visitas guiadas, música ao vivo e churrasco são algumas das iniciativas programadas.


Base aérea de Montejunto acolhe iniciativa

 
Uma das grandes mudanças implementadas nesta terceira edição prende-se com a alteração de local, que passa do parque de campismo para a desativada base aérea de Montejunto (espaço mais amplo). De destacar ainda a introdução de atividades equestres, entre outras novidades tais como a realização do jogo “Escape Tower”.


Quanto a equipamento específico para a prática de Geocaching, o organizador refere ser necessário roupa e calçado adequado, para além de um GPS ou smartfone.


Para convencer os apelidados “muggles” (não praticantes de geocaching) a enveredarem pela modalidade, Pedro Carvalho aponta motivações como a aventura e a magnificência dos locais que se visitam e que, de outro modo, estariam mais inacessíveis.

Adotando “GeoCadaval” como “nickname” (pseudónimo) de jogador, Pedro entende que o megaevento em Montejunto constitui não só um modo de fazer crescer a modalidade localmente mas também de divulgar e dinamizar a serra de Montejunto, o concelho do Cadaval e a própria região Oeste. Recorde-se que o “3cês” está a levar a promoção da iniciativa, e dos produtos regionais, a diversos distritos de Portugal, bem como às Ilhas da Madeira e Açores (S. Miguel).


A serra de Montejunto tem demonstrado constituir um «excelente sítio para praticar geocaching», considera o representante. A denominada “Varanda do Oeste Estremenho” constitui o melhor cartão-de-visita que o evento cadavalense poderia ter, segundo o promotor, que salienta o âmbito regional da iniciativa, expresso no slogan adotado: “Porque eu sou Oeste”.



Acompanhe toda a informação sobre o evento no site oficial do “3cês”, em: http://www.cadavalclube.com

4 Abril 2016