News | Cadaval Cativa

Skip to content

Cadaval na rota do turismo acessível e inclusivo

Cadaval na rota do turismo acessível e inclusivo

No seguimento da adesão do Município, no passado ano, ao projeto AcessTUR – Centro de Portugal, os equipamentos turístico-culturais do Concelho passaram já a constar de um site/aplicação móvel específicos sobre turismo acessível – TUR4all. Mais do que uma finalidade de promoção do turismo numa plataforma de amplitude mundial, esta iniciativa visa promover e incrementar o turismo acessível e inclusivo.

O AcessTUR trata-se, com efeito, de um projeto de promoção do turismo acessível e da inclusão social, promovido pela “Accessible Portugal” (associação privada sem fins lucrativos). Tem o apoio do Turismo do Centro e das oito comunidades intermunicipais que compõem o território, entre as quais a OesteCIM, de que o Cadaval é município associado.

 

Para além da promoção turística, um dos intuitos principais é, de facto, permitir que todas as pessoas com necessidades de acessibilidade possam desfrutar de experiências turísticas.

 

O projeto persegue, nomeadamente, os seguintes objetivos: qualificação da oferta e da procura turísticas; desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência, ou algum tipo de caraterística diferenciadora ou necessidades especiais; desenvolvimento do potencial turístico da região Centro, a que o concelho do Cadaval também pertence.

 

Na plataforma TUR4all, é possível encontrar recursos turísticos acessíveis, analisados por especialistas em acessibilidade e avaliados e comentados pelos utilizadores.

 

O mesmo site/aplicação oferece informação sobre locais de alojamento e de restauração, bem como sobre atividades lúdicas, apontando as respetivas condições de acessibilidade oferecidas.

 

Com acesso multi-idioma, a TUR4all assume-se como «uma solução para os turistas, para as empresas privadas e para o setor público, com a promoção do turismo acessível de Portugal, em todo o mundo».

 

No período de intervenção do projeto, estão previstas várias atividades, que pretendem contribuir para um turismo mais acessível, assente na formação de recursos humanos e técnicos e na criação de uma oferta e consciencialização que promovam a inclusão social.

 

Podem já ser consultados os equipamentos/serviços da autarquia, bem como de operadores turísticos privados que já se encontram referenciados em http://www.tur4all.pt/, tendo os mesmos já sido alvo de visitas técnicas para a necessária verificação das condições.

 

Abaixo se indicam os links diretos para as mencionadas referências cadavalenses:
 

 

A Accessible Portugal está, entretanto, a desenvolver um trabalho ao nível do turismo inclusivo que consiste na criação de um kit de boas práticas de acessibilidade em multiformato.

 

Pode conhecer mais sobre o projeto no seguinte link: http://www.accessibleportugal.com/AccessTUR.

 

Para esclarecimentos adicionais, pode ainda contactar o Município do Cadaval através do e-mail: cultura@cm-cadaval.pt.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: SCRP | CMC

29 May 2020

Downloads