News | Cadaval Cativa

Skip to content

Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

O Carnaval já lá vai, mas falta registar que se tratou de um ano que, apesar do tempo ter inviabilizado a passagem do corso na terça-feira, traduziu-se numa das edições mais participadas de sempre. O corso de domingo terá rondado cerca de 1.000 foliões, enquanto o desfile escolar juntou cerca de 1.100 participantes. Até para o ano!

«Extremamente positivo» é o balanço feito por Fátima Paz, vereadora da Cultura, ao Carnaval no Cadaval, que contou, no domingo, dia 3 de março, com o melhor corso de que há memória. Os cerca de mil figurantes distribuíram-se por 32 grupos a pé e 36 carros alegóricos.

 

Quanto ao desfile escolar, manteve a grande afluência de 2018. «Um desfile que, em mais um ano, teve representação de todas as escolas do Concelho, que se destacaram pelas brilhantes máscaras que apresentaram, fruto do grande empenho e dedicação de professores, assistentes operacionais e famílias», destaca a vice-presidente.

 

Um dos motivos referidos para o aumento de afluência aos desfiles prende-se com o surgimento, nos últimos anos, de novas associações de pais, que têm vindo a participar assiduamente.

 

«O Carnaval, de há 3 anos a esta parte, começou a recuperar e a aumentar o número de participantes, muito por influência do convite às associações de pais das escolas e também às IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho», considera a edil.

 

«Penso que também pode ter alguma influência na participação o valor a atribuir nos subsídios, que também foi aumentado e que acredito seja uma ajuda para o desenvolvimento das atividades destas organizações», observa a vereadora.

 

«Quero realçar o empenho e a melhoria significativa, quer na decoração dos carros quer nas máscaras apresentadas», refere, aproveitando para agradecer, em nome da organização (que abarca também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval), a participação e colaboração de todos os intervenientes. «Desejo que continuem a fazer do Carnaval do Cadaval o melhor de Portugal!», conclui.

 

Para além do Desfile Escolar de sexta-feira, dia 1 de março, e do Corso de domingo, o Carnaval englobou o tradicional Baile de Máscaras, na segunda-feira.

 

Refira-se, por último, que o Grupo Gente Gira aproveitou o ensejo do Carnaval para estrear mais uma revista à portuguesa, desta feita comemorativa dos seus 25 anos, ainda em exibição no cineauditório Valentina de Abreu, no Cadaval, com digressão prevista para breve.


Aceda a fotorreportagem na página de Facebook da CMC.

Aceda a vídeo "aftermovie" do Corso de Domingo.

Aceder a vídeo "aftermovie" do Desfile Escolar.

Fonte: SCRP | CMC

21 March 2019

Downloads