Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Cadaval entre os 35 melhores municípios de pequena dimensão

Cadaval entre os 35 melhores municípios de pequena dimensão

O Anuário Financeiro de Municípios Portugueses, edição de novembro de 2016 que tem por base o ano de 2015, classificou o Cadaval como um dos 35 melhores municípios portugueses de pequena dimensão, mais concretamente posicionando-o na 31ª posição da tabela, perante um total de 181 municípios de dimensão abaixo dos 20 mil habitantes.

O Cadaval sobe, assim, 22 lugares no mencionado ranking, face ao ano de 2014, onde ocupava a 53ª posição.

 

O suprarreferido estudo teve por base «dez indicadores que posicionaram os municípios em função de variáveis e rácios financeiros que se entenderam mais apropriados para enquadrar comparativamente a sua gestão financeira», refere o anuário.

 

O Cadaval recebe, também, nota positiva na relação entre receita e despesa, posicionando-se no ranking dos 50 municípios portugueses com melhor índice de dívida total, ocupando a 46ª posição de entre os 308 concelhos portugueses. Trata-se, segundo a publicação, de um indicador importante para avaliar a sustentabilidade financeira das autarquias.

 

O Anuário Financeiro de Municípios Portugueses resulta do «trabalho pioneiro de investigação desenvolvido pelos professores universitários João Carvalho (coordenador), Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge», refere a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), responsável pela edição, que conta com a estreita colaboração do Tribunal de Contas, entre outras entidades.

 

De caráter anual e publicado desde 2003, o referido trabalho representa, de acordo com a OCC, «um projeto de extrema relevância para a evolução da investigação da contabilidade pública em geral e da contabilidade das autarquias locais em especial».

- See more at: http://www.cm-cadaval.pt/home/Cadaval-entre-os-35-melhores-municipios-de-pequena-dimensao#sthash.rpAjKSoA.dpuf

26 Janeiro 2017