Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Risco de incêndios vigora até 30 de setembro

Risco de incêndios vigora até 30 de setembro

Vigora oficialmente, desde início de julho até 30 de setembro, o designado “período crítico” quanto ao risco de incêndios. Daí decorre a necessidade de adoção, por todos os cidadãos, de uma atitude preventiva e de vigilância em toda a mencionada época. Cuidados redobrados são requeridos em situações de onda de calor como a que Portugal atravessa nos próximos dias.

Na apelidada “época crítica de incêndios”, não é permitido fazer queimas de sobrantes, fogueiras ou queimadas, nem utilizar foguetes ou qualquer outra forma de fogo, pelo perigo que estas ações acarretam. Paralelamente, ao ser avistada uma coluna de fumo em zona rural, ou detetado um foco de incêndio, urge o comum cidadão contactar, de imediato, os Bombeiros Voluntários do Cadaval (262 699 110) ou ligar o 112.

 

O Concelho dispõe de uma rede de meios de Defesa da Floresta Contra Incêndios, de que fazem parte a APAS Floresta, com equipas de Sapadores Florestais em vigilância, os Bombeiros Voluntários do Cadaval, a GNR e a Associação de Caçadores do Concelho do Cadaval, com os seus guardas no terreno. Estas entidades estão, por sua vez, em coordenação com o Serviço Municipal da Proteção Civil (SMPC).

 

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, entretanto, um comunicado de alerta para a onda de calor que está a afetar Portugal, prevendo-se que a mesma possa estender-se pelo menos até 20 do corrente mês. Os cuidados, em situações climatéricas particulares como esta, devem ser redobrados quanto aos efeitos do calor e, particularmente, quanto ao perigo de incêndio florestal amplamente aumentado.

 

Para mais informações, contacte o SMPC ou o Gabinete Técnico Florestal da CMC. Consulte o risco de incêndio em: http://fogos.icnf.pt/rif/rif.asp.

 

Fique também atento aos avisos permanentes da ANPC, publicados no respetivo site oficial: http://www.prociv.pt/.

 

Juntos, vamos prevenir os fogos!

SC | CMC

15 Julho 2016