25 Anos de Paisagem Protegida celebrados na Serra de Montejunto
Atividades de Escalada, visita à Real Fábrica do Gelo, atuações musicais e prova de vinhos locais compuseram as comemorações.
A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM) assinalou, no passado dia 22 de julho, o seu 25.º Aniversário. Como forma de comemorar a efeméride, a Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval (AMAC) dinamizou dois dias de atividades na Serra, que decorrerem no passado fim de semana, dias 28 e 29 de setembro.
Na manhã de sábado, dia 28, as comemorações arrancaram com um concorrido e enriquecedor seminário sobre “Escalar”. O momento de partilha de conhecimento contou com a presença de várias personalidades com responsabilidade na atividade, autoridades e entusiastas, que partilharam a sua visão, abrindo a porta a melhorias da prática desportiva na Serra de Montejunto. À tarde, o tempo foi de passar da teoria à prática. Com pleno respeito pelo meio envolvente, o “Convívio de Escalada e Batismo”, lecionado pelo professor António Afonso gerou uma sã relação entre praticantes habituais e aqueles que dão os primeiros passos na atividade.
As atividades de domingo, dia 29, decorreram durante a tarde, onde mais de uma centena de pessoas usufruíram de uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo, que antecedeu o Encontro “Cultura Local”, com as atuações do grupo musical Cantares do Vento (Paúla, Concelho de Alenquer) e Desafi(N)a-te (Vilar, Concelho do Cadaval). As celebrações terminaram com uma prova de vinhos das Adegas Cooperativas do Cadaval, Labrugeira e Vermelha.
Presentes ao longo das comemorações estiveram os Vereadores do Ambiente das Câmaras Municipais de Alenquer e Cadaval, Paulo Franco e Dinis Duarte, respetivamente. No final das atividades fizeram um balanço bastante positivo destas comemorações, em especial no que se refere à grande afluência de pessoas nos vários pontos da programação.
«Acho que estamos todos de Parabéns! Conservar e preservar uma área protegida também é isto, dar a conhecer e permitir que as pessoas possam usufruir deste espaço», referiu o autarca alenquerense, que também salientou a decisão da comissão diretiva da AMAC de apostar no tema “Escalada”, que na sua opinião «merece um diálogo construtivo». «Achamos que há aqui um caminho de aprendizagem para todos nós», entidades responsáveis pela gestão da PPSM e praticantes da modalidade. Sobre o mesmo tema, Dinis Duarte sublinhou a disponibilidade em reunir as duas federações deste desporto de forma a «regular e melhorar a prática da atividade na Serra, assim como precaver as condições de segurança inerentes à prática».
30 September 2024