Natureza - Miradouros | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Miradouro da Cruz Salvé Rainha

Localizado em plena Serra de Montejunto

O Miradouro da Cruz Salvé-Rainha está localizado num ponto estratégico em plena Serra de Montejunto, miradouro mais alto da Estremadura. Neste local podemos apreciar parte da estrutura geológica da Serra de Montejunto, apelidada de Varanda da Estremadura, com 15 quilómetros de comprimento e 7 quilómetros de largura. "Este maciço calcário, meio desgastado pela ação erosiva dos ventos salinos que vêm do oceano, constitui o limite Sul do “Maciço Calcário Estremenho” (Roteiro Natural - Guia Pedagógico da Serra de Monejunto, 2000: 5).

Como a Serra de Montejunto está classificada como Paisagem Protegida e integra a Rede Natura, a partir deste local podemos apreciar as suas belas paisagens naturais e observar outras de carácter bastante peculiar, como os campos agrícolas, divididos em pequenas propriedades onde se pratica uma agricultura variada e os aglomerados rurais em especial a Aldeia Serrana de Pragança.

Curiosamente, a designação deste miradouro deve-se ao cruzeiro aqui existente, arquitetura religiosa, construído no Século XX.

Contactos

Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Cadaval
Telef. 262 777 888
Telem.: (+351) 916 371 944/ 916 782 628
E-mail: turismo@cm-cadaval.pt