Cultura - Etnografia e folclore | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Rancho Etnográfico Os Neveiros de Montejunto

O Rancho Etnográfico "Os Neveiros de Montejunto" sediado em Pragança Concelho do Cadaval, teve a sua origem na década de 50 do século XX. Nessa época era apenas conhecido pelo nome de "Rancho".

Ora o Rancho dançava nos dias de carnaval, festas locais ou então de eventos importantes do concelho, mantendo-se assim até 1981.

A 4 de Setembro desse ano, subia pela primeira vez ao palco o Rancho Folclórico infantil de Pragança. Estava assim, dado o primeiro passo para o desabrochar do verdadeiro folclore da nossa terra.

A 24 de Setembro estreava-se o Rancho Folclórico Etnográfico Juvenil de Pragança, que trouxe ao nosso concelho das danças e cantares e a etnográfia da primeira década do século XX.

A 1 de Dezembro de 2002 voltou ao palco depois de um interregno de 7 anos. Desta vez com o Rancho Infantil envergando também trajes Etnográficos e transportando também brinquedos etnográficos. Ambos surgiram com o nome de Rancho Etnográfico " Os Neveiros de Montejunto".

Eram os homens da nossa terra que trabalhavam na Real Fábrica do Gelo, recolhendo-o nas madrugadas geladas e conservando-o para que no verão pudesse chegar em perfeitas condições à messa D'el Rei. Este é um meio de os representar e imortalizar.
 

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

GPS 39°11'45.0"N | 9°3'45.81"W