Cultura - Espaços museológicos | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas

O Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas foi inaugurado no dia 13 de janeiro de 2006.

Este moinho de armação metálica situa-se na vila do Cadaval, junto da Adega Cooperativa. Foi construído em 1948 e tem quatro casais de mós que podiam moer trigo e milho garantindo a sua altaneira torre uma elevada produtividade. Terminou a sua atividade em 1995.
 
A Câmara Municipal do Cadaval adquiriu este moinho para o conservar como um testemunho da atividade industrial moageira que existiu na vila do Cadaval e como um elemento importante do património cultural do concelho.
 
Com a criação deste Núcleo Museológico inaugurado no dia 13 de janeiro de 2006, espera-se que este moinho possa servir como um equipamento cultural e educativo para os estudantes e a população em geral.
 
O moinho alberga uma exposição onde são abordados os moinhos do concelho do Cadaval e os seus diversos tipos, o trabalho dos moleiros e o Ciclo do Cereal nas suas diferentes fases como a lavra, a sementeira, a ceifa, a debulha, a limpeza do grão, o seu armazenamento e, por fim, a moagem.
 
 

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Tel.: (+351) 262 690 166
E-mail: museu@cm-cadaval.pt

GPS 39°14'32.25"N | 09°05'55.74"W

Info extra 

Para a visita do público deverá ser contactado o Museu Municipal do Cadaval pelo telefone 262 690 166 e/ ou museu@cm-cadaval.pt .